Este é o meu livro: MATRIMÔNIO E LIBERDADE: uma reflexão sobre o matrimônio. Clique na capa e acesse o site da Livraria Pendão Real, e faça o seu pedido.  

                                     

Veja aqui o resumo do Livro

APRESENTAÇÃO

 

Este texto é o resultado de um sonho. Desde a minha adolescência sempre imaginei que a vida a dois deveria ser uma oportunidade em que o homem e a mulher fossem verdadeiramente felizes. Eu sempre acreditei na felicidade. Sempre a persegui (e continuo perseguindo). Quando adolescente, passei por um momento muito difícil. A separação de meus pais.

Tinha 14 anos. Senti-me um inútil por não poder impedir aquele que era um relacionamento de 20 anos. Doeu muito. Ali já nascia em mim uma necessidade de refletir sobre matrimônio e família.

Na ânsia de ser feliz, agi com imprudência. Casei, sem experiência, sem uma formação adequada, aos 22 anos. Casei encantado com a instituição matrimônio. Sonhava em poder refazer o caminho que meus pais fizeram e não haviam conseguido realizar o esperado: ser feliz na vida conjugal. Meu encanto durou 4 anos. Em meio a várias crises de relacionamento, aquela vida a dois não conseguiu sobreviver. Não guardo mágoas, nem tristezas. Apenas lembranças.

Amadureci, cresci, pude perceber que não é só com sonhos que se constrói uma vida matrimonial. Este primeiro casamento me rendeu uma filha linda, que muito me orgulha.

A esta altura, você que está se predispondo a ler este livro deve está se perguntando: Como é que ele vai falar de matrimônio, se não conseguiu manter nem o seu? Já faz tempo que ouço e respondo esta pergunta. Por isso vou continuar minha história, para mostrar a você que vale a pena continuar lendo este livro.

Após minha separação passei por um período de luto. Chorei, me deprimi, me senti só, triste, abandonado... Mas cheguei à conclusão, que o meu desejo adolescente de ser feliz na vida matrimonial não podia  ali acabar. E onde não esperava, encontrei a possibilidade de reconstruir minha vida, descobri alguém que como eu, também havia acreditado em uma relação, e não conseguiu ser feliz. Como eu, tinha um lindo fruto do primeiro casamento, um filho. O sonho voltou a ser sonhado, mas agora com uma diferença: a realidade da decepção, do erro, da solidão. Então juntos começamos a construir um caminho onde duas coisas eram fundamentais: a felicidade e a liberdade. Descobrimos que só poderíamos alcançar estes dois objetivos se estivéssemos juntos, casados, ligados pelo matrimônio. Casamos-nos, tivemos mais uma filha, e neste ano (2005) celebramos 10 anos.

Final feliz? Não. Em construção da felicidade. Se nos perguntarem hoje se somos felizes, a resposta é: sim, mas seremos mais ainda. Acreditamos em nossa relação, em nossa família, em nossos filhos.  Acreditamos no MATRIMÔNIO.
Esta caminhada levou-me a sentir a necessidade de refletir na vida de relação. A perguntar por que casais se separam? Por que alguns grupos não possibilitam a construção de novos relacionamentos? O que é viver a dois? E tantas outras relacionadas com a temática. Fui em busca de me aperfeiçoar. Em 2003, entrei no programa de Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea, pela a Universidade Católica do Salvador, e lá de forma sistemática, seguindo os critérios da academia, pude refletir sobre algumas destas minhas angústias.

O resultado está aí. Este livro é a conclusão de uma pesquisa, que do levantamento bibliográfico, passando pela coleta e análise dos dados e produção do relatório final, durou 2 anos e 3 meses. É uma REFLEXÃO SOBRE O MATRIMÔNIO CRISTÃO. E faço questão de focar o cristianismo, porque esta é a minha fé, toda minha perspectiva de vida passa pelo cristianismo.

CLIQUE PARA VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL